Matemática
Dicas para enfrentar a Matemática no Enem
O importante é fazer vários exercícios que já caíram em provas anteriores. Treine bastante, porque assim você vai conhecer os mais variados tipos de exercícios. Eles tendem a se repetir. Você estará preparado e saberá o estilo das questões.
A estratégia de ficar decorando fórmulas não é muito boa. Pelo que eu sei, foram poucas as vezes que o Enem exigiu uma fórmula decorada.
Fique atento muito mais ao raciocínio lógico e à resolução prática de problemas.
Refazer as provas anteriores do Enem e também alguns cursos preparatórios você terá um feedback de quais conteúdos precisa estudar mais e do tempo que necessita para fazer a prova inteira.
Refazer as provas de forma cronometrada, para ter uma noção melhor de tempo.
No dia da prova, pode também uma estratégia conhecida como “pega-varetas”, que consiste em, ao iniciar o exame, folhear o caderno de prova e classificar cada questão entre “fácil”, “média” e “difícil”. Depois disso, começar a resolver a prova em nível crescente de dificuldade. Isso garante mais pontos, pelo mesmo número de questões resolvidas, já que o Enem trabalha com a Teoria de Resposta ao Item e uma melhor coerência no desempenho da prova significa uma melhor pontuação. Essa primeira leitura da prova toma um certo tempo, de 5 a 10 minutos por prova. Mas, mesmo assim, ela ainda pode melhorar a pontuação.