Recursos Humanos E Departamento Pessoal

Diariamente, desafios são apresentados ao mundo corporativo e cabe ao profissional de Recursos Humanos escolher ferramentas que facilitem seu trabalho e gerem resultados positivos.

No Brasil, como em todo o mundo, a atividade realizada pela área de Recursos Humanos vem se transformando. Atualmente, seu principal desafio é acompanhar a evolução na forma como se administram as empresas em uma economia globalizada, em um mundo ligado pela tecnologia da comunicação.

O modo como se faz Gestão de Recursos Humanos no Brasil está sendo modificado de maneira brusca. Se até pouco tempo atrás o foco dos administradores do Departamento de Recursos Humanos estava em realizar atividades burocráticas e de controle, atualmente, a forma como se gerem as pessoas passou a ser um diferencial estratégico, independente do porte ou nacionalidade da empresa.

Dentro desta realidade, soma-se ainda uma constante preocupação de oferecer um produto de qualidade e que atenda às necessidades dos clientes. Essa questão tornou-se um verdadeiro fator de sobrevivência para as organizações.

No entanto, para fornecer qualidade é indispensável estar ciente de que a empresa deve contar com profissionais competentes e que se identifiquem com o negócio. Mas para ter recursos humanos capacitados, a corporação deve investir no desenvolvimento das equipes, sendo ainda necessário usar corretamente as ferramentas disponíveis. Alguns instrumentos organizacionais são vistos com certa desconfiança por profissionais de várias áreas.

E quando a ferramenta utilizada envolve “avaliação”, a questão é vista com uma pontinha a mais de preocupação. O que poucas pessoas consideram, é que esta pode ser uma oportunidade de rever conceitos e comportamentos que melhoraram o desempenho de quem é submetido ao processo. Esta é a grande oportunidade da área de RH ganhar credibilidade, pois todas as ferramentas até então utilizadas, como a Avaliação de Desempenho, não necessariamente impactavam nas mudanças e nem no levantamento das necessidades de treinamento.

A Gestão de Pessoas é essencial, pois faz com que as organizações deem importância ao desenvolvimento de seus recursos humanos. Ela também oferece condição para que os colaboradores reconheçam que precisam preocupar-se com o autodesenvolvimento. De acordo com Fisher & Fleury, a melhor definição para a Gestão de Pessoas é que ela é “o conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho” A importância da área de Recursos Humanos tornou-se um fator chave de sucesso dentro das organizações, pois era uma estrutura altamente modulada e burocrática.

Hoje ela caminha para uma estrutura flexível, adaptável, tornando-se colaborador da Gestão de Recursos Humanos qualquer pessoa que tem comprometimento com a empresa.

 

Ficou interessado em trabalhar com  Recursos Humanos? Acesse:https://impactusmt.com.br/produto/recursos-humanos-e-dpt-pessoal/

 

Compartilhar este post

Precisa de ajuda? nos chame no Whatsapp.