Dez dicas de como estudar em casa para o Enem

 

  1. Elabore um cronograma de estudo.  O primeiro passo é definir um horário de estudo, o ideal é criar a disciplina de estudar todos os dias um pouco, se possível sempre no mesmo horário. Fazendo desta forma você desenvolve um hábito de estudos e aprendizado. 
  2. Separe os conteúdos mais relevantes.  As áreas de conhecimento com maior peso são: Redação, Língua portuguesa (Linguagem e suas Tecnologias), Matemática(Ciências Matemáticas e suas tecnologia). Um segredo para ir bem é estudar muito interpretação textual, isso vai ajudar a compreender melhor os enunciados de cada questão. 
  3. Resolva questões de versões do Enem de anos anteriores. Ao estudar com base nas provas anteriores poderá analisar quais são os temas centrais que mais são repetidos. Ao fazer uma breve pesquisa nas provas anteriores, conversar com alguns professores temos algumas dicas de temas comuns abordados nas provas: 
    • Língua Portuguesa e Literatura

      1º lugar: Tendências contemporâneas
      2º lugar: Estrutura e formação das palavras
      3º lugar: Pontuação
      4º lugar: Classe de palavras
      5º lugar: Verbo

    • Interpretação de Texto

      1º lugar: Textualidade
      2º lugar: Tipos de texto
      3º lugar: Análise da pessoa, do espaço e do tempo;
      4º lugar: Funções da linguagem
      5º lugar: Narratividade

    • Matemática

1º lugar: Problemas de 1º e 2º graus
2º lugar: Grandezas proporcionais e médias algébricas
3º lugar: Porcentagem e Matemática Financeira
4º lugar: Funções
5º lugar: Noções básicas de Estatística

 4.  Estude  cada tópico e durante a semana –  é importante começar com exercícios mais simples e depois indo para exercícios mais difíceis, pois assim você vai avançando os estudos sem grande dificuldades. Outra dica acompanhe alguns professores que possuem canais no youtube, com dicas muito inteligentes de solução e estudos.

5. Prepare o ambiente para estudar –  uma mesa, cadeira que possa estar confortável, e  um lugar onde não será interrompido facilmente. Escolha um ambiente silencioso, se auxiliar a concentração pode colocar uma misca instrumental, ou outra que goste.  Um detalhe muito importante neste ponto e conversar e combinar com sua família o horário mais adequado para os estudos. Evite estudar deitado na cama, no sofá ou assistindo televisão. Desligue o celular ou coloque no silencioso para não ser interrompido.

6. Faça uma redação por semana sobre os principais temas abordados nos telejornais.  Considere temas internacionais ao fazer sua redação. O fato de fazer redações semanalmente, vai treinar seu raciocínio para desenvolver o texto de forma mais fácil, e melhorar sua concentração e linguagem. Uma dica é sempre pesquisar e colocar novas palavras em suas redações, assim você vai ampliando seu vocabulário.

7. Procure organizar seu horários para dormir.  Dormir bem e o tempo suficiente é fundamental para conseguir concentrar-se nos estudos e reduzir a ansiedade.

8. Procure alimentar-se bem. Uma alimentação equilibrada e nos horários certos, é fundamental para manter boa saúde e auxiliar no melhor desempenho nos estudos.

9. Faça atividades físicas. Elas ajudam a relaxar e manter-se saudável.

10. Dedique um tempo para leitura. Comece com os assuntos que mais gosta, e depois busque novos assuntos. Ao dedicar tempo a leitura, vai melhorar sua concentração, ampliar seu vocabulário, e ainda facilitar a interpretação textual.

Espero que tenha gostado das nossas dicas. Bons estudos.

Compartilhar este post

Precisa de ajuda? nos chame no Whatsapp.