Dicas De Estudos Para o ENEM
5 dicas de como estudar para o ENEM (a #4 todo bom aluno já fez)
Ano de Enem e a preocupação de conseguir uma vaga no curso pretendido é grande. Além da tensão normal, nem todos sabem como estudar para o Enem, o que torna a prova ainda mais complicada. Mas, calma, pois diferente do Cebolinha, nós temos um plano infalível – e real – para você se dar bem na hora de estudar para o Enem!
São apenas 5 dicas de como se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que fazem muita diferença. Acompanhe agora nossos métodos!
1. Conheça o cronograma do edital Enem
Saber como estudar para o Enem também inclui conhecer o edital e o Manual do Candidato. Lá, o aluno tem acesso ao conteúdo de cada disciplina e as previsões para cada atividade.
2. Faça uma planilha com horários e matérias para estudar
Definir quantas horas por dia de estudo para cada matéria ajuda muito no processo de aprendizagem. O ideal então é ter ajuda de uma planilha (no Excell do seu editor ou no Google Planilhas) para destacar o que você já estudou e o que falta revisão.
3. Estude as provas anteriores do Enem
A melhor forma de estudar para o Enem e saber como as questões são elaboradas é usar as provas anteriores. Fazer um simulado e se empenhar nas questões em que mais há dúvidas torna o caminho mais fácil para a aprovação. Para isso, é só ir na página do INEP.
4. Fique atento nos assuntos da atualidade para a redação
Ficar por dentro da atualidade é fator importantíssimo para garantir boa nota na redação do Enem. Além de acompanhar as principais notícias de cunho social e político, o aluno precisa adequar o texto no formato dissertativo-argumentativo também.
5. Saiba qual seu tipo de aprendizagem
Estudar para o Enem requer disciplina e disposição, mas conhecer seu próprio estilo de aprendizagem ajuda muito também. Há quem consegue absorver melhor um conteúdo visual (gráficos, fluxogramas, tabelas, vídeos, etc), auditivo (ler em voz alta, gravar a aula ou palestra, etc) e sinestésico (estudar enquanto anda pela casa, memorizar o estudo por meio de objetos ou gestos, aulas dinâmicas, etc).