Guarantã

Entre as décadas de 1970/1980 o Governo Federal incrementou, na região Norte do país, o programa de colonização, nas áreas eleitas prioritárias para fins de reforma Agrária e Segurança Nacional, criando, através do INCRA, inúmeros projetos de Assentamentos Agrários.

A finalidade inicial era colonizar o Norte do país e solucionar vários problemas sociais existentes na região Sudeste do Brasil, envolvendo trabalhadores rurais entre pequenos proprietários, sem terra e aqueles explorados sob regime de escravidão branca.

Em decorrência dos fatos acima citados e, voltando especificamente para a nossa Região, em 1979 foi criado pelo INCRA, através da Superintendência Regional do Estado de Mato Grosso, um projeto de colonização denominado PROJETO DE ASSENTAMENTO CONJUNTO PEIXOTO DE AZEVEDO, com 245.000,0000 hectares sobre a Gleba Braço Sul, localizada, originalmente, no Município de Colíder/MT.

A abertura da BR-163, na década de 70, proporcionou a penetração e abertura de todo o norte mato-grossense. Guarantã do Norte nasceu do assentamento agrário realizado pela Cooperativa Tritícula de Erechim Ltda e Incra. Em 1980 chegaram as primeiras famílias vindas do Rio Grande do Sul que formaram a Vila Cotrel, logo em seguida chegaram os brasiguaios.

Em 1986 foi fundado a região de Guarantã do norte , vizinho do Estado do Pará sendo cortado por umas das rodovias mais importante do Pais a BR 163 que liga a espinha dorsal do Brasil ao porto de Miritituba – Pará.

O nome Guarantã tem origem numa árvore típica da região, com o nome científico de Esenbeckia leiocarpa, da família das rutáceas. É madeira conhecida por sua resistência, a melhor para cabo de machado. A árvore apresenta protuberâncias de alto a baixo, formando um interessante trançado. Dá a entender que o povo da região é resistente, rijo, nobre.

Estando cravado em plena amazona oque faz ter belezas naturais do nascer ao por do sol, abrigando diversas nascentes, rios, cachoeiras e corredeiras, Guarantã do Norte, localizada a 725 Km da capital Cuiabá, faz Guarantã do Norte ser o maior manancial de água doce do norte do Mato Grosso, nossos rios preservados datem uma enorme povoação de peixes que possibilita a pesca esportiva e amadora, sua culinária é bastante diversificada.

Sua economia e baseada na agronomia pecuária e também no leite sendo umas das principais bacias leiteiras da região, seus pontos turísticos também trazem diversa pessoas para a cidade, Guarantã do Norte possui cachoeiras como a do Arco-íris, Cachoeira Bonita, Clube Camping Cachoeirinha, Clube Paraíso, Barragem, todas possuem Corredeiras com águas Cristalinas e também abriga um sitio arqueológico com inscrições rupestres que permitem a pesquisas e explorações históricas, além de um ecossistema é bastante diversificado tanto na fauna como na flora.

Guarantã do Norte respeita seus recursos naturais com desenvolvimento sustentável, por isso as inúmeras riquezas naturais são preservadas. Para quem gosta de aventuras, os rios, cachoeiras e corredeiras com águas cristalinas são convite irrecusável, sem contar a pesca esportiva que tem como principal troféu dentre muitas espécies de peixes a matrinxã, o município abriga um sitio arqueológico com inscrições rupestres que permitem pesquisas e explorações históricas. O ecossistema local é bastante diversificado tanto na fauna quanto na flora.

O patrimônio ambiental é sem dúvida a maior riqueza que o município possui. Além de áreas de floresta Amazônica, o município conta com diversos pontos a serem visitados pelos turistas, como é o caso das cachoeiras, represas, pinturas rupestres, praias, etc. Na região da Serra do Cachimbo, Vale do XV e na divisa com o Estado do Pará, podem ser encontradas muitas belezas como é o caso das cachoeiras Três Quedas e Bonita.

Na Linha 38 temos as pinturas rupestres e a Cachoeira do Nilton, entretanto a falta de estrutura para acesso decepciona alguns turistas. Porem, as belezas das quedas d’água proporcionam ótimos momentos de lazer. A cachoeirinha é uma boa opção também, Localizada a apenas 18 Km da cidade, possui um fácil acesso e reserva boas emoções.

Dentre todas as opções, a Cachoeira do Arco Iris é uma das mais bonitas. No entanto, por decisão do “proprietário” da área, esse local está indisponível para visitas, privando toda a população de desfrutar de mais um presente da natureza.

Além das opções mostradas, Guarantã do Norte ainda dispõe de outras opções como o Clube Paraíso, no rio Braço Sul, a Praia do Sol no rio Braço Norte e muitos outros que podem proporcionar um bom lazer. Além disso, a Cidade está localizada próxima ao Parque Estadual Cristalino, que proporciona outra opção de visita.

No entanto, a estrutura de todos esses lugares ainda deixam a desejar, Faltam guias turísticos. No campo da hotelaria, Guarantã do Norte conta com uma boa rede de Hotéis que podem proporcionar um ótimo conforto aos visitantes. Conta também com uma boa quantidade de restaurantes e lanchonetes. Dentre os eventos que se destacam no intuito de atrair os turistas, pode-se citar o Festival de Pesca que acontece anualmente no rio Braço Norte, nas proximidades do Balneário Strege e que já é sinônimo de sucesso.

Dentre os diversos pontos turísticos de Guarantã do Norte, destacam-se:

Balneário Streg: É o local onde as famílias escolhem para passar os finais de semana, o local é bem estruturada com churrasqueiras, Tendas, e também tem um restaurante para aqueles que não queira levar comida.

Rio Braço Norte: O Rio braço norte faz dele um verdadeiro manancial de água doce, varios locais turisticos só é possivel pela existência do mesmo, além de ser o principal rio da cidade é também oque abastece com suas águas a população

Cachoeira três Quedas: A cachoeira três quedas, está em divisa com Guarantã do Norte e Serra

do Cachimbo no PÁ a cachoeira é um dos principais pontos turísticos da região do vale do 15 n

o município.

Praça da Cultura: A praça da cultura, é um local onde os principais eventos

acontecem Shows, Torneios, Gincanas, sendo a maior e mais bela praça da cidade, nos finais de semana Jovens de todos os Bairros se reúnem em rodas de amigos, para tomar Tereré bebida típica do estado Mato-grossense.

 

Share this post

Precisa de ajuda? nos chame no Whatsapp.