Linguagem corporal

A linguagem corporal, também chamada de não verbal, é uma forma de comunicação do nosso corpo, relacionada à maneira como ele se expressa. Ela pode ser caracterizada como um conjunto de gestos, expressões faciais, olhares, posturas e outros movimentos conscientes ou não, sutis ou mais explícitos, que transmite informações relevantes em um diálogo sem palavras.

Cada manifestação tem um sentido próprio dentro do contexto comunicacional e pode se dar desde por uma troca de olhares mais demorada até um tremer de perna incansável. No entanto, como esses sinais são subjetivos, eles nem sempre conseguem ser interpretados conforme deveriam e muitos passam despercebidos, tanto por quem os emite, quanto para quem os recebe.

O que a psicologia diz sobre a linguagem corporal?

A psicologia é uma das ciências do comportamento humano que mais se dedica a estudar a linguagem corporal por entender que até os atos aparentemente inconscientes têm uma razão de ser e de se manifestar.

Na primeira situação, o nosso cérebro “vaza” os sentimentos de conforto e bem-estar, transmitindo a sensação de relaxamento, com expressões suaves e membros inferiores e superiores soltos.

Já no episódio de estresse, o contrário acontece: o semblante fica mais pesado, a postura enrijece e assim por diante.

Qual a importância da linguagem corporal?

Além de funcionar como um cofre de lembranças, o sistema límbico do cérebro também se caracteriza por tentar garantir as emoções mais primitivas, como a segurança e o instinto de sobrevivência, por exemplo. Eles nada mais são do que respostas para tentar restabelecer a normalidade e devolver a pessoa a uma situação de aparente controle. E aí é que está um fator que torna a linguagem corporal tão importante: entender a natureza humana.

É por isso que esse tipo de comunicação é muito utilizada em inquéritos e processos policiais na hora de entrevistar suspeitos.

Quais os exemplos de linguagem corporal e seus significados?

Mãos na cintura

É um sinal que indica impaciência e pressa para resolver um determinado assunto. Normalmente, é um recurso utilizado para chamar atenção e demonstrar que algo urgente precisa ser tratado.

Olhar desfocado

Costuma demonstrar confusão mental ou falta de interesse no que está sendo dito ou apresentado. Também pode ser um sinal de insegurança quando alguém está fazendo uma fala importante.

Olhar fixo

O olhar fixo pode indicar diversos tipos de sentimento, por isso, aqui o importante é tentar analisar para onde a pessoa está olhando.

Caso seja um olhar, predominantemente, para baixo, para o chão, ele pode denotar tristeza, vergonha ou desânimo.

Já um olhar fixo nos olhos do outro é algo positivo, desde que não seja algo demasiado, pois significa atenção e a busca por uma conexão mais profunda.

Quando se torna muito intenso, no entanto, esse “olho no olho” pode gerar incômodo e desconforto.

Mão na boca

Colocar a mão na boca ou em suas proximidades normalmente indica que a pessoa está mentindo ou não tem segurança no que está falando.

Testa contraída

Quando uma pessoa com quem você está conversando enruga a testa, raramente é um bom sinal.

Isso porque essas linhas de expressão contraídas significam dúvida, tensão e até nervosismo.

Lábios comprimidos

De certa maneira, lembra um pouco os sinais que a mão na boca envia, que são os de evitar dizer algo.

Aqui, no entanto, não significa faltar com a verdade, mas sim não se comprometer com uma opinião polêmica ou contrária, por exemplo.

Postura neutra

Como o próprio nome já diz, passa uma ideia de neutralidade, que você só está assimilando as informações sem qualquer tipo de julgamento.

Os braços livres e soltos ao lado do corpo ajudam a passar essa sensação.

Pernas cruzadas

Quando elas estão cruzadas, podem demonstrar confiança e firmeza, mas cuidado para não ficar uma conversa inteira nessa posição, pois ela também pode denotar falta de abertura para o diálogo.

Braços cruzados

É um recurso que utilizamos para nos sentirmos mais à vontade em situações tensas ou desconfortáveis por alguma razão.

Compartilhar este post

Precisa de ajuda? nos chame no Whatsapp.