O Natal e o fim do ano chegando, e o que você fez?

O Natal e o fim do ano chegaram, e o que você fez?

Você também está sentindo a sensação de que o ano “voou”? Todos os anos, quando se inicia o mês de dezembro, percebemos, de modo reflexivo, que o ano está chegando ao fim.

Nesta época, a nossa agenda vai ficando apertada com os compromissos surgindo, envolvendo clientes, amigos, familiares, compras, entre tantas outras coisas, não é verdade? A contagem regressiva foi iniciada. Os dias parecem que avançam mais rápido ainda.

Mesmo com toda esta agitação, o que você faz ou vai fazer com todo o aprendizado adquirido ao longo do ano? Você realmente utiliza toda esta informação? O que você ganhou? O que você perdeu? Quais foram os trade-offs (trocas)?

E que ano, hein? Bastante desafiador. Tenho certeza de que gerou aprendizados e desafios suficientes para cada um de nós receber um novo diploma de sobrevivência. Enquanto algumas pessoas relatam ter sido o pior ano dos últimos tempos, algumas outras pessoas relatam ter sido o melhor ano diante de diversas oportunidades que puderam desfrutar. De que lado você está?
Como tudo na vida, existe a questão de percepção. Como as pessoas percebem e encaram as oportunidades e os desafios que surgem diante delas. Não há uma resposta única e certeira. Cabe a cada pessoa decidir como deseja encarar esta realidade. Otimismo, realismo e pessimismo sempre estão diante de todos nós. A escolha é pessoal e intransferível.

E nesta mesma época do ano me vem à mente sempre a pergunta: O que eu fiz? É hora de perceber o que você fez para você, para as outras pessoas, para a empresa que você trabalha ou é dono e para a comunidade. O que você ainda tem esperança de fazer? Esta esperança também precisa ser renovada para o novo ano que chega.

É hora do balanço final:

  • Seus créditos = o que aprendeu e recebeu;
  • Seus débitos= o que deixou de aprender, de contribuir e de doar.

É hora de agradecer por toda a experiência. É hora de contribuir. É hora de um simples ato de caridade, que cria uma onda sem fim e que retorna para você. Gentileza gera gentileza. Amor gera amor.

Sucesso! Felicidades! Prosperidade! Feliz Natal! Vamos em frente!

 

Compartilhar este post

Precisa de ajuda? nos chame no Whatsapp.