Redação
Como fazer uma redação Enem nota 1000: estrutura, dicas
Quem já passou pela prova do Enem sabe que uma redação nota 1000 depende de uma estrutura definida pelo MEC: introdução, desenvolvimento e conclusão (proposta de intervenção). O formato da redação Enem nota 1000 é de um texto dissertativo-argumentativo, onde o candidato expõe o tema, desenvolve a tese e define uma solução.
No entanto, elaborar uma redação para o Enem também depende do olhar crítico do candidato e sua atenção sobre assuntos atuais. Dessa forma, é só seguir nossas dicas para arrasar na sua redação. Vamos lá?
Como fazer uma redação para o Enem?
Já citamos que a redação para o Enem tem o formato de um texto dissertativo-argumentativo, mas para ficar mais fácil, vamos identificar os três itens que ajudam nesse processo:
- Introdução (ponto de vista / um parágrafo);
- Desenvolvimento (argumento / dois ou mais parágrafos);
- Conclusão (proposta de intervenção / um parágrafo).
Introdução
A introdução é a parte onde você expõe sua opinião sobre o contexto e o tema da redação, para, em seguida, desenvolver sua tese.
A dica para uma redação Enem nota 1000 é começar com um contexto que se relaciona com o tema. Por exemplo, um dos temas do Enem foi “O desafio de formação educacional dos surdos no Brasil”. O contexto inicial poderia ser sobre surdez ou educação, aproveitando o momento para mostrar seu repertório de conhecimento, como fazer referência a um livro ou filme, por exemplo.
Logo depois, entra o tema da redação Enem que, como no exemplo citado acima, não só se refere a surdez mas também ao desafio no país relacionado a formação educacional de quem sofre com surdez. É a hora de expor os temas que serão desenvolvidos durante a tese.
Desenvolvimento
O desenvolvimento na redação Enem consiste na defesa de uma tese. É aqui onde o candidato vai usar argumentos para defender suas opiniões e críticas que foram levantadas na introdução.
A dica aqui é abrir dois parágrafos e incluir argumentos, como causas e efeitos, exemplos, situações históricas – tudo que possa corroborar sua tese.
Conclusão
Também chamada de proposta de intervenção no Enem, a conclusão é composta por um parágrafo que vai fechar com chave de ouro sua redação nota 1000.
Após expor o problema e apresentar os argumentos, é hora de indicar a solução para o desafio. Como fazer isso? Basta retomar a ideia principal do texto e elaborar uma conclusão que você considere viável.
Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer uma boa redação para o Enem, pode ser interessante optar por um curso preparatório. Além de entender o conceito e a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, você ainda garante aulas de português.
Aproveite que você chegou até aqui e compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais.