Usar ou não foto no currículo?

Você está na dúvida se envia um currículo com foto ou sem? Está inseguro se o seu currículo vai causar boas impressões? Está na busca de informações que não podem faltar?

Há controvérsias quando o assunto é currículo com foto ou semVamos entender um pouco sobre essa discussão?

Um dos grandes fatores pela recomendação frequente de não se utilizar foto em currículos é a decisão cada vez mais comum das empresas de não aceitar currículos com foto.

Isso pode ser explicado pelo aumento nos casos de denúncias contra discriminações, que ocorriam pelo julgamento das vagas baseado num estereótipo.

Além disso, principalmente na Era Digital em que vivemos, é muito fácil achar uma foto sua nas redes sociais ou mecanismos de buscas. Enquanto no currículo com foto a imagem utilizada se torna ultrapassada com o tempo, nas redes sociais a fotografia normalmente é mais atualizada.

Uma boa dica é manter sempre a foto do LinkedIn – uma plataforma de currículos digitais que interagem em uma rede de conexões – atualizada para o caso da busca.

Por esses e outros fatores, alguns países possuem políticas e regulamentações que não permitem currículo com foto, como é o caso do Brasil, EUA, Canadá e Inglaterra, diferentemente de alguns países da Ásia e da Europa que recomendam a utilização da foto.

Como o que precisa ter em um currículo não é o físico da pessoa, quem acredita que colocar foto no currículo é coisa do passado geralmente defende que, sem foto, as informações sobre as experiências e motivações serão mais valorizadas.

Quando incluir a foto no currículo?

Apesar de não ser uma prática comum na maioria das empresas, algumas vagas em específico acabam tendo a necessidade de utilizar a foto como um dos critérios de recrutamento.

Tá, mas quando se deve fazer um currículo com foto, então? Veja quatro sugestões de quando incluir a foto no currículo:

  • A primeira sugestão é observar qual é a finalidade do currículo e quais são as recomendações do solicitante. Tem empresas que ainda possuem como cultura pedir currículos que tenham foto, se esse for o caso, normalmente o detalhe estará na descrição da vaga;
  • A segunda sugestão é considerar se vale a pena, caso mostrar alguma questão cultural sua seja um fator bônus para a vaga. Algumas vagas solicitam que o currículo tenha foto exatamente para cumprir políticas afirmativas de inclusão e autodeclaração. Assim, enviar um currículo com foto que busque evidenciar aspectos importantes sobre você pode ser um diferencial;
  • A terceira sugestão é caso a vaga seja alguma para profissão em que a aparência física seja fator determinante para escolha da candidatura, como o caso de modelos, atores, etc;
  • Por fim, a última sugestão se aplica se você busca uma carreira internacional em um país que obrigue o currículo com foto. Nesse caso, é importante que você conte com uma foto atualizada.

Se estiver fazendo um currículo com foto, algumas dicas podem fazer a diferença para que seu currículo não seja descartado logo de cara pelos recrutadores.

A foto utilizada deve te mostrar de forma nítida, enquadrando-o em “foto perfil”. Ou seja: da altura dos ombros até dois uma palma acima sua cabeça é o enquadramento ideal para a foto 3×4 selecionada.

É importante ressaltar que a foto anexada ao currículo vai colaborar para uma imagem sobre você. Sabendo disso, que tal buscar despertar uma boa impressão?

No currículo com foto, nada de fotos informais.

Sabe aquele filtro maravilhoso do Instagram? O currículo com foto não é lugar para eles. Assim como os efeitos, muitos fundos, trajes, vestimentas, componentes e detalhes nas fotos podem dar uma impressão errada.

Por isso, busque por fotos no formato retrato, com os fundos neutros, com vestimenta adequada, boa qualidade, que destaque seu lado profissional.

Share this post

Precisa de ajuda? nos chame no Whatsapp.